Saiba qual é o “ponto” mais relevante do SEO

Saiba qual é o “ponto” mais relevante do SEO

30 de abril de 2020 0 Por Paulo Zamboni

Você sabe qual que é o ponto mais relevante do SEO? Vou citar neste artigo para você qual é, no meu ponto de vista, o ponto mais relevante de SEO.

Este ponto, na verdade não é nenhuma técnica, você não tem que aplicar nada técnico. Claro que é importante fazer o SEO on-page, os off-pages como link building, títulos inteligentes e chamativos, volume de textos, imagens, vídeos, etc… Uma coisa não isenta a outra.

Então qual é esse ponto tão relevante e importante do SEO? Está relacionado com o que é mais importante em tudo que a gente faz na internet.

Qual o objetivo do Google?

Qual objetivo do Google?
Qual objetivo do Google?

Vamos construir um raciocínio juntos: Qual o objetivo do Google (além de dominar o mundo), o que o Google tem que atingir para responder da melhor forma uma pesquisa feita por um usuário?

Eu entendo que quando ele conseguir encontrar o melhor de todos os conteúdos existentes na internet que responda a “pesquisa” do usuário ele estará pleno no seu algoritmo correto? Isso nunca vai acontecer, mas a tendência é que melhore a cada dia!

Dessa forma, conseguimos pensar que todas as atualizações do Google está focada em encontrar, o melhor conteúdo para a SERP (frase digitada pelo usuário no buscador do Google) que o usuário colocou lá na caixinha de pesquisa do Google. Essa é a direção que ele, o Google tem como meta, indubitavelmente. Então concluímos que este é o objetivo do Google.

Até aqui tudo bem? Faz sentido? Continuando…

Então, até aqui sabemos, com qual objetivo o Google vai atualizar seus algorítimos, como vem fazendo de tempos em tempos.

Técnicas de SEO

Tecnicas SEO
Tecnicas de SEO

Muitas “técnicas” que forçavam as indexações caíram por terra, porque de fato tal coteúdo não respondia questões do usuário de forma resolutiva, eram apenas técnicas e muitas delas foram enquadradas inclusive como BlackHat (formas de burlar o algorítmo do Google).

E é por isso que existem as atualizações dos algorítmos do Google, ele faz essas atualizações de tempos em tempos a fim de encontrar o melhor conteúdo para a questão específica de cada usuário.

Dessa forma ele vai dando passos rumo aos seu grande objetivo conforme dito mais acima neste texto. Ele resolve aos poucos as deficiências encontradas nas entrelinhas de cada conteúdo, analisa o tempo de navegação de um usuário em determinado conteúdo encontrado e avalia se fez ou não sentido para aquela pesquisa. O acúmulo dos dados dará ao Google uma base gigantescas analisar e incrementar seu algorítmo.

Então, agora de posso desse entendimento vamos ao “segredo” deste artigo que se refere ao ponto mais relevante do SEO. Eu falei no início do artigo que é importante que você tenha em conta toda vez que for produzir um conteúdo, independente da quantidade de palavras-chaves, do peso da página, das técnicas de link-buildin, link-juice, o que sugere famoso YOAST no Wordpres, etc…

É claro que tudo isso importa! existe essa parte de facilitar para o Crowler do Google o trabalho de encontrar conteúdos, mostra profissionalismo nos códigos, você pode ajudar o Google bot a eliminar excessivos processamentos reduzindo o tempo de respostas, atualizações mais rápidas dos índices etc… Tem muito benefício ai.

O Ponto Mais Relevante do SEO

Respostas
Respostas

Agora vamos ao ponto. O ponto é, ao criar um conteúdo procure trazer algo de valor para o usuário, traga a resposta para a questão dele. Entregue pra ele este conhecimento da melhor forma que você conseguir. Ai sim! você está pensando em SEO.

Este é o ponto. Não produza conteúdos focandos só em volume de palavras, produza conteúdo que entrege de verdade um valor para o usuário que chegou no seu site.

Dessa forma ele ficará satisfeito, você terá autoridade no assunto, ele não irá procurar no Google novamente pela questão, ele poderá compartilhar seu link diretamente, você pode receber links de ourtos usuários para aumentar sua autoridade, e muito mais pode acontecer. Provavelmente seu conteúdo será considerado pelo Google, se já não considera, enfim…

Quando for produzir um texto, antes pense! O que de valor eu quero entregar para quem acessar este texto? Quando for produzir um vídeo, além de pensar na captura do interesse pense no elemento de valor que você irá entregar. O mesmo serve para um infográfico e até para um conselho que você venha a dar para um amigo.

Seja condundente na sua resposta a uma questão de alguém. Se puder não deixe dúvidas.

Espero que este pensamento seja útil para você e que você consiga de fato, além de trabalhar técnicas WhiteHat conhecidas também consiga trazer um conteúdo resolutivo, prático a fim de responder as questões do usuário.

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